Inscrição

Conferências

Programa Completo

Comissão Organizadora

Apresentação

Mesas redondas

Convidados

Patrocinadores

Blog

Grupos de Trabalho

Comissão Científica

Apoiadores

Convidados

 

ALDO VALENTIM - Mestre em Artes/Unicamp e Mestrando em Gestão Pública/FGV. Coordenador Geral do Projeto Ademar Guerra e dos Projetos Especiais das Oficinas Culturais do Estado e Professor de Políticas Públicas da Pós-Graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário SENAC.

 

CLÁUDIA LEITÃO - Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura. Doutora em Sociologia pela Université Paris Descartes e mestre em Sociologia do Direito pela Universidade de São Paulo. Secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003 a 2006), sua gestão recebeu o Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura. É consultora nas áreas de cultura, criatividade e desenvolvimento.

 

DEOLINDA VILHENA - Jornalista, produtora teatral e professora da Escola de Teatro da UFBA. Doutora em Estudos teatrais pela Sorbonne Nouvelle - Paris 3; Pós-Doutora em Artes Cênicas pela ECA/USP com estágio na Université Paris Ouest - Nanterre/La Défense e especialista em Financiamento e economia da cultura por Paris-Dauphine.

 

ELIANE COSTA - Mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV-Rio. Doutoranda na Université Paris Descartes. Professora na pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing e da Universidade Candido Mendes. Gerente de patrocínios da Petrobras desde 2003.

 

EMMANUEL WALLON - Doutor em Sociologia e Mestre em Economia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Atua como consultor do Ministério da Cultura na França, do Centro Nacional do Teatro, do Observatório de Políticas Culturais e como professor e pesquisador da universidade Paris Ouest-Nanterre/La Défense.

 

GIOVANDRO MARCUS FERREIRA - Diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA, membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Doutor e Mestre em Ciências da Informação Medias, no Institut Français de Presse et Communication (Université Paris 2 Panthéon-Assas).

 

ISABELLE FAURE - Diretora da NACRe - Nouvelle Agence Culturelle - Rhône-Alpes. Professora do Institut d'Études Politiques de Lyon, responsável pela concepção, organização e realização do Mestrado profissional Estratégias de Intercâmbio Cultural Internacional, cujo objetivo é o enquadramento e acompanhamento dos estudantes e de sua inserção profissional.

 

JEAN-PASCAL QUILÈS - Diretor-adjunto do Observatoire National des Politiques Culturelles. Co-responsável pelo Mestrado profissional Direção de projetos culturais do Institut d’Études Politiques de Grenoble. Violonista e compositor com formação eclética, formado pela Escola Normal de Música de Paris.

 

Laura BEZERRA - Ocupa, atualmente, o cargo de Assessora da Transversalidade da Cultura na SECULT-BA. Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com mestrado em Literatura e Ciência da Mídia (Universität Trier) e graduação em Direção Teatral pela UFBA. Coordenadora do projeto Filmografia Baiana. Pesquisadora em formação do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT). Trabalha com cinema & vídeo, atuando principalmente nas seguintes áreas: políticas culturais, memória, preservação audiovisual e estudos de gênero.

 

LIA CALABRE - Doutora em história pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora e chefe do setor de Estudos de Política Cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa – Minc e professora dos MBAs de Gestão e Produção Cultural da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro) e da Universidade Cândido Mendes.

 

MÁRCIO MEIRELLES - Diretor teatral, cenógrafo e figurinista. Diretor do Teatro Vila Velha e do Bando de Teatro Olodum. Ex-Diretor do Teatro Castro Alves, durante o governo de Waldir Pires, e ex-Secretário de Cultura da Bahia, no primeiro governo de Jaques Wagner.

 

MARIA HELENA CUNHA - Gestora Cultural, pesquisadora, consultora, Mestre em Educação (FAE/UFMG), especialista em Planejamento e Gestão Cultural (PUC/MG), Diretora da Inspire|Gestão Cultural e da DUO Editorial, sócia-fundadora da DUO Informação e Cultura. Foi coordenadora acadêmica do curso de pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário UNA (2004-2011). Publicou o livro Gestão Cultural: profissão em formação pela DUO Editorial, em 2007.

 

RENATO FERRACINI - Mestre e Doutor em Multimeios pela UNICAMP, ator-pesquisador colaborador do LUME - Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP. Professor e orientador da pós-graduação em Artes da UNICAMP e vice-coordenador do GT Territórios e Fronteiras da ABRACE.

 

ROSENI SENA - Diretora Executiva e de Inclusão e Cidadania do Centro de Arte Contemporânea Inhotim. Graduada em Enfermagem e Mestra em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora Emérita da Escola de Enfermagem da UF MG.

 

SELMA CRISTINA SILVA - Gerente do Observatório e do Centro de Documentação do Itaú Cultural onde trabalha há 14 anos. Possui formação em filosofia, biblioteconomia e letras.

 

SÉRGIO COELHO BORGES FARIAS - Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação pela UFBA, Ator, Doutor em Artes pela USP, com Especialização em Política e Administação Cultural pelo MEC-Brasil e MEC-Equador. Pós-doutor em Performance pela Université de Paris Ouest - Nanterre/La Défense.